domingo, 6 de setembro de 2009

2009/2 ... Mais um semestre de construções

Iniciamos mais alguns passos guiados para uma estrada que sempre nos dá mais alternativas na busca da excelência de nosso trabalho como educadoras. O PEAD não é apenas um curso de estudo, de reflexões. A cada novo semestre, novas ações são incorporadas em nossas salas de aula. As interdisciplinas de EJA, Didática, Linguagem, Libras e Seminário (Trabalho com PAs) iniciaram trazendo nosso cotidiano de sala de aula. A sistematização do ensinar sempre ronda nossos planejamentos, assim como a construção e expressão de várias formas de linguagem, nossa comunicação com o outro, que agora requer também a comunicação que contemple a necessidade dos não ouvintes. Agregar tudo isso a um plano que continue transformando nosso currículo sob a forma de grandes ou pequenos projetos de aprendizagem, conduzidos por assuntos que verdadeiramente nos interessem, nos façam refletir, pesquisar, desconstruir antigas certezas. Práticas efetivas se pensarmos em sujeitos que estão retomando sua escolarização, que de uma certa forma, são vítimas de uma exclusão ao processo que tinham direito, agora buscam uma reparação. Chegam em nossas salas de aula para uma modalidade que perceba estas diferenças, a EJA não pode seguir modelos pré-estabelecidos. A diversidade, os objetivos e a finalidade do que será construído neste espaço e tempo deve ser efetivo, significativo e buscar uma relação de parceria entre os envolvidos.

Um comentário:

Márcia Caetano disse...

Oi Gisele,

É, não tenho como negar, você fez uma reflexão sobre o curso de pedagia, destacou as ênfases da cada interdisciplina nesse eixo VII.
Seria interessante você também agregar aqui as suas expectativas para o semestre, diante a realidade da educação. Você tem expectativas?

Beijooo
Márcia Caetano
Tutora