sexta-feira, 12 de junho de 2009

A intervenção do professor desconstruindo certezas

Ao sermos apresentadas às provas do método clínico piagetiano, fomos exercitando uma intervenção individualizada, focada nas respostas dos alunos, procurando desacomodá-lo em suas certezas, para que argumentem, justifiquem suas conclusões, desenvolvendo-se. As provas consistem em testagens com material concreto de conservação de quantidades, comparação. O que quero trazer aqui, como uma construção particular que enriquecerá minha prática docente, não se trata do método clínico em si, mas sim de um momento onde o professor possa atuar de forma individual com seus alunos, com intervenções bem pontuais, onde as respostas dão origem a vários outros questionamentos, onde o olhar do professor e a escuta estarão bem direcionadas para o processo de construção de hipóteses feitas pelo aluno.
Este ano, tenho a possibilidade de trabalhar individualmente ou em grupos pequenos separadamente uma vez por semana em duas horas, com alunos de minha turma, que eu sinta a necessidade de um atendimento particular. Estes momentos tem sido mais produtivos após o estudo que tivemos do método clínico, pois pude me dar conta da importância desta escuta do professor, onde as tarefas são realizadas e o professor constantemente indaga o resultado, o caminho percorrido, onde o põe o aluno em conflito, o desafia. Por ser sozinho com o aluno a integração é muito boa, o aluno sente-se seguro de se expor só com o professor, a relação também sai fortalecida, a tranqüilidade do espaço também favorece muito. Com certeza o ambiente coletivo da sala de aula é produtivo, se socializa e se aprende muito com o outro, mas um espaço assim, individual professor e aluno falando sobre o aprender, fazendo junto, perguntando a opinião do aluno, fazendo-o pensar é muito enriquecedor.

Um comentário:

Márcia Caetano disse...

Oi Gisele,

A sala de aula é um dos momentos de troca de informação, de conhecimento mas é com certeza o espaço onde o professor pode desestabilizar o aluno e ao mesmo tempo apoia-lo na sua caminhada. Que bom que esse ano você pode dar um atendimento mais particular aos seus alunos, isso deveria ocorrer sempre....
E se você tivesse que destacar pontos de aprendizado deste novo momento o que você me destacaria como mais significante.

Um abraço
Márcia Caetano
Tutora