sábado, 27 de março de 2010

A escola Odette Freitas






A escola:
A escola em que farei minha prática de estágio me possibilitou desde 2001 inúmeras aprendizagens e motivação até para a retomada de meus estudos. Ingressei na escola no mesmo ano de sua inauguração. A escola vinha para tentar suprir uma necessidade muito grande daquela comunidade, as crianças daquela redondeza estudavam em escolas distantes precisando de transporte escolar. Foi muitas vezes naquele espaço que questões bem problemáticas me fizeram refletir e ir em busca de respostas, possíveis soluções. Ocupei vários espaços, interagi com a comunidade, lecionando lá nos três turnos. A escolha em realizar o estágio nesta instituição tem muito a ver com o significado que esta escola tem para esta comunidade e está relacionado diretamente com este belo poema do mestre Paulo Freire
A ESCOLA

"Escola é...

o lugar onde se faz amigos

não se trata só de prédios, salas, quadros,

programas, horários, conceitos...

Escola é, sobretudo, gente,

gente que trabalha, que estuda,

que se alegra, se conhece, se estima.

O diretor é gente,

O coordenador é gente, o professor é gente,

o aluno é gente,

cada funcionário é gente.

E a escola será cada vez melhor

na medida em que cada um

se comporte como colega, amigo, irmão.

Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’.

Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir

que não tem amizade a ninguém

nada de ser como o tijolo que forma a parede,

indiferente, frio, só.

Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,

é também criar laços de amizade,

é criar ambiente de camaradagem,

é conviver, é se ‘amarrar nela’!

Ora , é lógico...

numa escola assim vai ser fácil

estudar, trabalhar, crescer,

fazer amigos, educar-se,

ser feliz."



Apesar da situação difícil aparentemente, formamos com nossa comunidade uma parceria de ajuda e respeito, nossos alunos vêm na escola uma oportunidade, apesar das dificuldades, do apelo do crime, de todas injustiças que presenciamos, temos ótimos alunos. Buscamos a excelência de nosso trabalho através do vínculo com nossos alunos, da motivação para o conhecimento em busca de novas possibilidades, de inclusão social.

2 comentários:

Rose tutora EAD disse...

Olá Gisele!
Tua explanção sobre a escola mostra que tens um vículo direto com essa comunidade e professores.Agora busque essa motivação para o estágio e faça muitas reflexões sobre a prática e teoria construídas durante os sementres que já se passaram e com certeza irão fazer a diferença na tua vida de educadora.
Abraços, Rose

@HeyJudy_ disse...

Olá Gisele!
Sinto-me muito orgulhoso em saber que a escola a qual leva o nome da minha querida e saudosa avó, Odette Yolanda de Oliveira Freitas, é palco para a formação de novos professores do ensino fundamental que, infelizmente são pouco valorizados de um modo geral, mas que no fundo sabemos da importância que possui este profissional na formação do ser humano para a vida. Minha avó dizia que o mais importante era levar, ano após ano, a certeza do dever cumprido. Mesmo que eu não a conheça pessoalmente, a parabenizo pela sua escolha de educadora e torço para que tenhas uma brilhante carreira.
Abraço,
Paulo César Freitas de Mello