sábado, 1 de novembro de 2008

Medo de Envelhecer




Medo: Sentimento de grande inquietação ante a percepção espiritual de perigo iminente, real ou imaginário.
Velho: Aquele que tem idade avançada e geralmente se torna fraco ou doente; deteriorado pelo uso ou pelo tempo; antiquado, arcaico, obsoleto; produzido há muito tempo.
Fonte: Dicionário Essencial -Luiz Antônio Sacconi

A definição no dicionário nos dá uma pequena amostra de como a sociedade é cruel quando define e caracteriza as pessoas mais velhas. Por isso é tão difícil colocar-se neste lugar. Toma-se aí o caminho inverso. A tentativa de voltar no tempo utilizando recursos, comportamentos de uma fase anterior, recorrendo a procedimentos que visam esconder a idade cronológica.
Vivemos em uma sociedade onde cada vez mais, o ter uma boa imagem é mais valorizado do que ser uma boa pessoa. Antes de estar bem, precisa se mostrar bem.
O corpo humano tornou-se objeto plástico, cuja forma pode ser moldada ao bel-prazer do portador.
Busca desde a juventude de um modelo saudável e de beleza, muitas vezes falso e inatingível.

Sensação de perda de poder, enxergando-se incapaz.
Análise por vezes dura de seu empenho durante a vida. Questiona sobre os objetivos alcançados.

A imagem que vê não combina com seus modelos estéticos perseguidos pela sociedade. O corpo dá sinais de uma nova fase chegando.
Sabendo ser a vida finita, o contato com a aproximação deste fim, causa grande ansiedade mesmo que inconsciente. Começa haver muitas despedidas. Lidar com o incerto (principalmente quando não se têm uma fé) gera um desconforto muito grande.
Não querer enxergar, vivendo de uma forma mais jovial, pode parecer um caminho.


Como pensar em uma envelhecimento saudável para o corpo e para a mente?
Como trabalhar desde a infância sobre o assunto tratando de forma natural, desestimulando o preconceito, valorizando os mais velhos, suas experiências e contribuições?
Como frear estes mecanismos estimulados pela mídia sobre imagem?

2 comentários:

Fabiane Penteado disse...

Oi Gi!

Esta postagem é referente a uma atividade solicitada pelo PEAD? Imagino que sim. Como ainda não criastes os marcadores (que nos ajudam muito) fica mais difícil saber a origem das tuas reflexões.
Mas de qualquer forma o tema: Medo de envelhecer, é algo que sem duvida atormenta ate mesmo os mais equilibrados. Na minha opinião envelhecer bem é uma conseqüência de uma série de fatores, como por exemplo: ter uma vida saudável, uma base familiar, equilíbrio financeiro e emocional, amadurecimento, otimismo, e compreender que o ser humano tem prazo de validade e isso faz parte da nossa natureza. Vivemos em fases.
Eu particularmente apesar de saber disso, ainda não consigo assimila-lo 100%....
:-)

Bjs,
Fabi

Denise_tutora disse...

Olá Gisele .... a nossa sociedade é muito cruel com a pessoa idosa -velha, estamos sempre buscando a imagem perfeita. Na atual conjuntura, o velho,o gordo, o pobre, o negro e indígena não tem lugar. É preciso mudarmos esses pré-conceitos que criamos, e isso só será possível a partir da conscientização nas salas de aula.
Abraços, Denise.