quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A narrativa infantil




Ao abordar a temática da narrativa, logo nos vem à mente a narrativa escrita, como se essa não precedesse a narrativa oral, aquela espontânea onde a criança relata episódios vivenciados, ouvidos, ou simplesmente imaginados. É desta fala organizada direcionada a alguém que ele formará grande parte de sua habilidade de expressão. A escola por muitas vezes inibe a oralidade do aluno, são poucas as oportunidades dadas para que se utilizem da fala para defenderem pontos de vista, organizem e demonstrem suas construções de aprendizagem. Quando chegam às séries finais muitas vezes são cobrados a apresentarem trabalhos, relatarem pesquisas e demonstram grande dificuldade por não terem experienciado nos anos iniciais.
A construção da escrita passa obrigatoriamente pelo exercício da oralidade, da troca entre os pares, onde será desafiado, ampliando assim sua capacidade de comunicação.
Estas questões levantadas na interdisciplina de Linguagem e Educação me fizeram não só refletir sobre o tema, mas realmente pautar ações que levem em consideração a importância do contar, recontar histórias, expressar sua opinião, relatar um raciocínio, explicar um conceito, falando. É importante que o aluno se aproprie e exercite as diversas funções da linguagem falada no cotidiano, assim como perceberá na escrita. A formalidade de um momento de apresentação, a idéia central a ser passada, o foco de um assunto a ser comunicado, como um recado, por exemplo, levará os alunos a estabelecerem relações importantes para essa construção que lhe renderá bons frutos na sociedade.
Dessa forma estabeleci em meu planejamento momentos diários onde a oralidade é valorizada.
Leitura de jornal diário e apresentação para a turma.
Explicação oral do raciocínio desenvolvido durante um desafio matemático.
Opinião pessoal sobre compreensão textual.
Narração oral de história a partir de cenas.

Um comentário:

Márcia Caetano disse...

Oi Gisele,

Apesar de eu trabalhar apenas com a educação superior, eu também utilizo a leitura do jornal na sala de aula, estimulando assum um debate sobre as questões que estão acontecendo no mundo. Vejo isso como relevante em dois pontos: 1)o estar atento para os fatos, se situar no mundo; 2)a oralidade, permitir que aluno participe, afirmando suas posições diante dos fatos. as nossas posições são decorrente da história de vida de cada um. E de fato percebo a dificuldade que alguns alunos apresentam para apresentar trabalhos ou participar de debate sobre notícias do jornal.
Parabéns por estar realizando o seu trabalho dessa forma, contemplando diferentes narrativas.
Gisele, depois de realizar esse planejamento, você percebeu algo diferente no processo de construção da aprendizagem dos alunos? Como? Por que?

Beijocas
Márcia Caetano
Tutora