domingo, 29 de novembro de 2009

Projeto Eja

Aproveito este espaço para dividir mais uma conquista que tive enquanto professora de EJA. Neste final de ano recebemos algumas orientações referentes a uma nova perspectiva de espaço e tempo no trabalho com EJA na rede municipal em que trabalho. Muitas inquietações, dúvidas e desafios. Desacomodada e instigada, me propus a pegar esse caminho e trilhar com algumas possibilidades, para isso iniciei a estrutura, junto com minhas colegas, de um projeto que contemple algumas especificidades do nosso público numa visão que privilegie a pesquisa no trabalho com projetos de aprendizagem.A princípio este projeto já teve aprovação da mantenedora, precisamos articulá-lo, estudar muito, nos preparando para essa prática nova. Veremos!!!!
Então posto aqui, um esboço dessa construção:

PROJETO INCENTIVO À LEITURA, PESQUISA E TECNOLOGIAS
EJA/2010

Justificativa:
Temos a oportunidade de neste ano lançar um olhar mais particular para a modalidade EJA que, sem dúvida, necessita de um trabalho que identifique suas potencialidades e as amplie.
O trabalho com jovens e adultos deve contemplar inicialmente como diria Freire, uma leitura de mundo. Sendo ele produto de uma sociedade excludente, é dever da escola resgatar sua cidadania promovendo aprendizagens que efetivamente o incluam.
Desse modo, a Eja é simplesmente Educação: processo de formação do ser humano para viabilizar e executar a transformação em si mesmo e no mundo, criando e recriando valores e conceitos, buscando sentido e significado para tudo que se faz. AGUIAR (2001)

O projeto Incentivo à leitura, pesquisa e tecnologias alicerça-se na fundamentação de promover a motivação para a descoberta, através da pesquisa, de estudo, de socialização destes saberes construídos.

Objetivos:
• Ter um espaço novo que foque na pesquisa como forma de construção coletiva de ensino-aprendizagem.
• Realizar um trabalho que leve os alunos a se responsabilizarem e se autorizarem mais em seu processo de ensino-aprendizagem.
• Aguçar a curiosidade, a descoberta, a socialização dos saberes compreendendo o caráter mutável e participativo do fazer pedagógico, contrariando o processo de escolarização ultrapassado a que muitos têm como referência.
• Promover maior integração entre os alunos ao buscarem alternativas, selecionarem ferramentas em seus projetos de pesquisa.
• Integrar mais o grupo de professores, buscando coletivamente estratégias de ensino-aprendizagem independente das áreas em que atuam.
• .Resgatar o trabalho em grupo, valorizando as parcerias entre professores e alunos, de forma que sintam a integração neste trabalho de pesquisa.


Sistematização:
Dentro da proposta de trabalharmos por áreas de conhecimento e entre essas áreas haver uma integração por grandes eixos temáticos, as turmas uma vez por semana terão um trabalho mais voltado para a pesquisa, ocupando espaços que propiciem esse desenvolvimento (laboratório de informática, laboratório de ciências e biblioteca escolar). Os alunos serão auxiliados por professores que estarão engajados, não só na proposta da pesquisa, como também no trabalho nas salas de aula. Cada turma será dividida em três grupos que se revezarão nos espaços sob a tutoria dos professores. Cada grupo será composto por 1/3 da turma.
A proposta inicial será o levantamento de questionamentos feitos por cada turma, onde os alunos serão instigados a levantarem questões, curiosidades, problemáticas que avaliam serem necessárias para o seu desenvolvimento. A partir das perguntas surgidas faz-se a seleção e divisão por assuntos de aproximação formando assim grupos de pesquisa com temáticas relacionadas. Será feito então por grupos um planejamento referenciando as dúvidas, as certezas, os encaminhamentos, as estratégias, mapas dos conceitos envolvidos, plano de ação. A dinâmica dos trabalhos contará sempre com o auxílio direto dos professores das áreas e dos professores responsáveis pelos espaços. Como culminância do projeto haverá apresentação de todos os temas trabalhados para todos os grupos, com exibição dos dados encontrados, relatos, resultados de pesquisas, dividindo assim com os demais grupos o estudo desenvolvido. Os registros durante todo o processo serão necessários para encaminhamento, comprovação e avaliação tanto do resultado encontrado, como do caminho articulado.
Esta é uma prática que nos desafia e ao mesmo tempo nos encanta pela possibilidade de ter e dar mais autonomia na construção do saber para o aluno. Desta forma, nós professores e equipe diretiva, assim como a Secretaria de Educação estamos desconstruindo algumas práticas em prol de outras em que acreditamos. Sabemos das dificuldades e principalmente dos ajustes que serão necessários, porém ao incorporarmos estas mudanças estamos colocando em prática alguns de nossos sonhos e com certeza resignificando o espaço escolar com positivos avanços.
Este é um pequeno esboço de um planejamento que será construído coletivamente com todos nós professores em nossos espaços de formação e planejamento, porém acreditamos que a proposta inicial de otimização e sistematização dos espaços de laboratório de informática, ciências e biblioteca já trará aos nossos alunos da EJA um novo olhar sobre a importância dos estudos e ao nosso grupo de professores o desafio de por em prática efetivamente espaços pouco utilizados, assim como, criar alternativas de um trabalho que venha ao encontro dos nossos alunos, tornando-os mais preparados para os saberes da vida. Para finalizar Morin “Creio que esta reforma requer um pensamento que religue, um pensamento complexo, pois não se pode reformar o sistema de educação sem, previamente, ter reformado os espíritos e vice-versa.”


Um comentário:

ProfªRosângela Aparecida Dias Santos disse...

Olá Profª. Gostei do seu trabalho. Parabéns pela iniciativa,nós educadores precisamos muito incentivar a leitura. Abraços da Profª.Rosângela