quinta-feira, 9 de abril de 2009

Interdisciplinas 2009/1

Neste semestre iremos trabalhar com as Interdisciplinas: Questões Étnico Raciais, Desenvolvimento da aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II, Filosofia da Educação, Educação de pessoas com necessidades especiais e o Seminário Integrador que estará além de acompanhar todas as Interdisciplinas, encaminhando o trabalho com os Projetos de Aprendizagem.Dentro deste contexto farei reflexões e relações com meu trabalho de professora. Este ano, estarei trabalhando com uma turma de 4º ano, um projeto ligado ao Mais Educação (programa federal de turno integral) e com Artes para turmas de Eja. Muitas atividades, que requerem organização para dar conta de todas elas. Neste espaço e tempo teoria e prática caminham juntos, visto que o Pead nos dá essa possibilidade.
A Psicologia como forma de estudo para compreender os processos de como se ensina e como se aprende realmente me desperta bastante interesse. A fala da professora Tânia, na aula presencial (08/04/2009), nos salientou muito isso; que para o professor não basta saber, é preciso saber como se sabe, ou seja, como se aprende, como se ensina.
A Filosofia, torna-se um campo bem importante de estudo até pelo caráter histórico que traz da evolução do pensamento humano. A interdisciplina está possibilitando e nos desafiando a ter uma escrita dissertativa, mais lógica e argumentativa.
Educação de pessoas com necessidades especiais, traz questões bem amplas da inclusão destes sujeitos no espaço escolar, desde a questão do direito, da igualdade, o trabalho do professor como instrumento de desenvolvimento, de acordo com suas especificidades. Torna-se imprescindível o diálogo e o debate como forma de construirmos possibilidades, para que a educação em nossas escolas se dê o mais verdadeiramente possível.
As Questões étnico raciais permeiam não só nossa prática profissional,mas toda nossa vida enquanto cidadãos de uma sociedade tão plural como a nossa. Somos um povo constituído por diferenças, misturas de várias raças compõe o brasileiro, e hoje dentro desse território tão grande vemos separações e exclusões de todas as formas, de classes, de credos,de cor, de cultura. Aparentemente muito aberto, o brasileiro encobre o preconceito. Com a educação precisamos trabalhar essas questões, primeiro conhecendo, depois identificando as diferenças, sublinhando as semelhanças na questão do direito e da igualdade para que o respeito ao outro seja real.

Um comentário:

Fabiane Penteado disse...

Oi Gi,

Olha meu comentário sobre tuas postagens na ultima postagem feita (eu e os outros de 21/04).

Bjão
Fabi