quarta-feira, 30 de abril de 2008

Desenhando ao ar livre



A partir de algumas cocnlusões que tive ao realizar a tarefa dos desenhos com minha turma de 4ª série, levei minha turma de 1º ano para o pátio com a tarefa de analisar, observar as características das árvores presentes no pátio da escola. Puderam interagir, abraçando (medindo, quantos braços precisam para passar por todo o entorno dela?), olhando de vários ângulos e distâncias, comentando uns com os outros. Dessa forma, desprenderam-se de estereótipos que apareceram tanto nos desenhos deles, como de minha turma de 4ª série e entre colegas. Claro que fui desafiando, questionando para que vissem as diferenças, as diversidades, a quebra de alguns modelos. Pedi que prestassem atenção nas cores, nas formas, nos galhos que são interligados uns aos outros, ou ao tronco. Ao poucos foram se desprendendo e desarticulando seus desenhos. A inserção de galhos e folhas foi unânime. Ficaram muito felizes,motivados em desenhar a partir de modelos vivos.

Um comentário:

Fabiane Penteado disse...

Gi querida!
Precisei ler 2 vezes a tua postagem com bastante atenção para só então poder entender a lógica da tua escrita. Percebi que a atividade girava em torno de quebrar algum paradigma com relação a criação de desenhos (natureza talvez) seria isso?. Em tua postagem mencionas "A partir de algumas conclusões que tive ao realizar a tarefa dos desenhos com minha turma de 4ª série, levei minha turma de 1º ano para o pátio com a tarefa de analisar, observar as características das árvores presentes no pátio da escola". Perceba que você não especifica quais conclusões são estas e nem sobre o que é a tarefa de desenhos que gerou a atividade a qual relatas.
Novamente, assim como ja havia mencionado em outras postagens pra você, te digo que tuas idéias são sempre muito criativas, objetivas e motivadoras. Onde é possivel perceber a dedicação que tens como profe. Então ficam as dicas no intuito de que melhores cada vez mais a tua escrita.
Um abração,
Fabi