segunda-feira, 21 de abril de 2008

Plano de trabalho 2008

Penso ser importante deixar descrito em meu blog de aprendizagens parte de meu plano de trabalho, relativo a turma que trabalho pela manhã. Justifico esta postagem, por acreditar, sem dúvida nenhuma, que o plano não seria o mesmo se não tivesse imbuída de algumas reflexões proporcionadas no Pead enquanto aluna.

Escola Municipal de Ensino Fundamental São João Batista

Plano de Trabalho 2008
Turma 41
Professora Gisele Bervig Martins

Apresentação:
Este plano busca estabelecer algumas intenções no trabalho com a turma 41 da escola São João Batista. Como já disse a eles e escrevi, como forma de compromisso, trabalharei para aprendermos juntos e formarmos um grupo, com aprendizagens coletivas, construindo uma história de sucesso dentro desta escola.

Dados de Identificação:
Escola Municipal de Ensino Fundamental São João Batista
Turma 41 Turno Manhã
Número de alunos: 21 alunos (11 masculinos, 10 femininos)
Diretora escolar: Márcia Andrade
Supervisora escolar: Fabiana Melo

Caracterização da turma:
Turma formada por crianças de 9 e 10 anos, bem envolvida ainda no universo infantil, com relação a brincadeiras, personagens, linguagem. Vindas de famílias, na maioria, bem estruturadas, possuidores de casa própria, moram todos com pelo menos um dos pais. De uma classe com recursos medianos que prioriza a educação, e com um certo esforço, colabora para o bom desenvolvimento desta, fornecendo material, uniforme e outros recursos. Possuem bom conhecimento tecnológico, até por estarem inseridos virtualmente pela escola, na Internet. Têm uma boa linguagem, vocabulário. Apresentam boa higiene, cuidado com os seus pertencem, respeitam os mais velhos, mostrando compreensão e concordância quando chamados a atenção. São carinhosos com a professora, possuem uma relação de bastante respeito, sentem-se a vontade em conversas informais, falando de suas vidas particulares, indagando a professora. Admiram a escola como um todo.
Esta é uma turma que está formada desde a Educação Infantil, com poucas modificações de alunos, tanto entrada como saídas. Neste ano em específico, houve 2 saídas e 2 entradas. Juntaram-se a nós um menino e uma menina. Foram bem aceitos no grupo, dentro de suas particularidades. A turma no geral tem uma boa convivência entre si, há conflitos, por vezes brincadeiras de gosto duvidoso, mas demonstram carinho pela turma formada, convidam-se mutuamente para aniversários, lembram a data de todos, mostram preocupação quando algum colega falta, não se alegram com o erro do outro, são solidários, parceiros. Enfim, boas crianças!
Com relação ao aprender, demonstram responsabilidade, trazendo as tarefas pedidas, preocupando-se em manter o caderno completo e em ordem. São questionadores, extremamente participativos, trazendo exemplos pertinentes, enriquecendo os momentos de conversa. Muito ativos, falantes (falam muito alto), precisam estar em constante atividade. Cumprem combinações, não se negam a realizar as atividades, embora estejam surpresos com a quantidade de tarefas pedidas, com o plano de conteúdos que cumpriremos. São fluentes na escrita, criativos em produções, porém ainda têm muitas trocas de letras e falta de acentuação. Dinâmicos em cálculos, às vezes, ainda resistentes em realizar planos para a resolução de probleminhas matemáticos. Têm uma boa bagagem de conhecimentos gerais, informações do dia-a-dia, acompanham noticiários, são bastante críticos aos assuntos polêmicos. Vale ressaltar que este é um parecer geral, levando em consideração sempre a maioria, havendo em alguns casos, algumas exceções, mínimas felizmente.

O aprender sob a visão dos alunos:
Aprende-se:
.... pensando
... com o professor
... estudando
... prestando atenção
... querendo aprender
.... fazendo
... com os colegas
Se aprende para:
... o futuro
...não ser burro
.... para ter um emprego
... para ficar mais inteligente
... para ensinar os outro
... para trabalhar
... para ser professora
O que lemos:
... livros
... palavras
... jornais
... revistas
... mensagens
... informações
O que escrevemos:
...tudo o que vemos, falamos e queremos
... palavras
... textos
... histórias
... nossos pensamentos
.... o que sentimos

“ A partir destas e outras impressões dos alunos sobre o ler, o escrever, o aprender e ensinar, espero auxiliá-los a desconstruir alguns conceitos, apropriando-se mais da ação da aprendizagem, democratizando mais o processo.”



Objetivo geral para a turma:
Preparar os alunos para as séries finais do ensino fundamental, ou seja, instrumentalizá-los para que sua chegada na 5ª série, com professores específicos para cada área do conhecimento, seja tranqüila. Basicamente, exercitar seu potencial pesquisador, escritor, descobridor, leitor de mundo.
Trabalhar de forma individual e coletiva, percebendo suas características e intervindo de maneira a ressaltar os pontos positivos de cada um. Reafirmar hábitos de estudo, de um aprender com todos, de saber ouvir, de contribuir com o grupo, de ter estratégias de aprendizagem, organização e sistematizar o que aprendeu. Conseguir estabelecer relações com os conteúdos escolares, aplicabilidade no seu cotidiano, funcionalidade dos conceitos aprendidos, prazer pela aquisição do conhecimento. Contemplar, preferencialmente, de maneira interdisciplinar as áreas da linguagem, da expressão artística, da ciência, da lógico-matemática, das áreas sociais e culturais.

Língua Portuguesa: Possibilitar a formação de leitores críticos e escritores atentos às diversas funções da linguagem escrita, oradores capazes de expressar suas opiniões ou dúvidas, posicionando-se frente ao grupo, preparando-se para a sociedade. Ampliar o universo dos conhecimentos gramaticais, oferecer recursos para uma escrita mais satisfatória levando em conta o objetivo do conteúdo expresso. Levá-lo a pensar cada vez mais nas funções da leitura e escrita, seu papel como leitor (decodificador e interpretador).
Matemática: Os conceitos lógicos-matemáticos devem levar os alunos a racionalizar alternativas para a solução de incógnitas cotidianas. Que esse estudo seja significativo e tenha aplicabilidade em seu entorno. As noções matemáticas só se tornarão efetivas depois que se desmistificar o uso da matemática em problemas práticos. Estimular o ensino entre alunos, pois a linguagem entre os “ iguais” é mais efetiva para o ensino/aprendizagem. Estabelecer relações entre as operações matemáticas, desmistificar alguns conceitos. Fazer com que assimilem novas possibilidades, como o cálculo mental, motivá-los a criarem estratégias de resolução. Lerem gráficos, interpretando e recriando se necessário.

História :Como habitante do estado do Rio Grande do Sul, perceber-se como cidadão deste espaço, histórico. Conhecer a linha histórica do estado, a formação, colonização, nossas origens, costumes que herdamos, as contribuições de vários povos, o porque de algumas tradições, a evolução dos fatos, a relação com o hoje e as possibilidades do amanhã. È fundamental deixar claro os diversos pontos de vista de quem conta a história, os juízos de valor emitidos conforme a cultura, as vivências, a religiosidade de cada um. Trabalhar com eles há inexistência de uma verdade absoluta (analisando sempre os pontos de vista). Enfatizar a postura ética e cidadã que esperamos construir.

Geografia:Como sujeito ocupante do RS, perceber as características deste espaço, físico, social e cultural. Relacionar as transformações do tempo no espaço, as implicações econômicas. Reconhecer as particularidades deste ambiente, das áreas ocupadas, das diversas regiões. Identificar clima, relevo, hidrografia, preservação destes, comércio, indústria, economia como um todo. Nossas divisas, comparação com o maior (Brasil, América, Planeta....)

Ciências: O ensino aprendizagem da Ciência irá se basear no sujeito homem como parte integrante da natureza, responsável por suas atitudes e sofrendo as conseqüências destas. Suas características, vivência em harmonia com os outros seres.

Metodologia:
As aulas devem ser momentos úteis ao processo ensino aprendizagem, onde a troca de experiências com o outro venha enriquecer o saber, tornando-se assim, um momento prazeroso, um espaço solidário, onde todos possam ser ouvidos. As aulas serão expositivas, dialogadas, compartilhadas com recursos de acordo com o objetivo (DVDs, livros, cartazes, painéis, lâminas, jogos, dramatizações, músicas, competições, circuitos, e muitos outros que se tornarem necessários com o desenvolver das temáticas). Serão alternados momentos em grandes e pequenos grupos como também individuais, de atividades de pesquisa, interpretação, debates, apresentações, técnicas de acordo com o objetivo específico.
Sobretudo se priorizará um trabalho interdisciplinar, procurando fazer todos os momentos partilháveis por todas as disciplinas, momentos de tirar dúvidas, de dividir suas descobertas, de contribuir para que o outro aprenda, de buscar alternativas para que o trabalho seja mais dinâmico, criativo e alegre.


Avaliação:
A avaliação será de certa forma, sempre o passo inicial de todo e qualquer planejamento. A partir deste levantamento de hipótese, de sondagem de conhecimentos de forma paralela e contínua, poderá o professor estabelecer uma prática mais eficaz. E o olhar do professor ainda é um grande instrumento verificador do crescimento de seus alunos. Desde que tenha sensibilidade em avaliar o processo como um todo, metodologia, papel do professor, resposta do aluno. Cada participação, cada intervenção dos alunos deve ser levada em consideração em um parecer pedagógico.
Será levado em conta, as colaborações dos alunos em sala de aula, o trabalho de pesquisa, as relações feitas com o conhecimento sistematizado em sala de aula, a responsabilidade, o querer aprender, o crescimento individual, este sendo caso a caso, de acordo com a vivência do aluno, seu entorno e seu atual estágio de desenvolvimento. Será feita sempre que necessário, observações bem individuais e objetivas sobre seu rendimento.
O aluno motivado a se avaliar, desafiando-se a cumprir metas, de acordo com objetivos estabelecidos em conjunto pelo grupo e professor.O parecer trimestral procurará contemplar as diversas áreas do conhecimento, aspectos comportamentais e até mesmo disciplinares. O aluno realizará trabalhos de pesquisa, de interpretação, testes e provas com e sem consulta com questões objetivas e dissertativas, pois sabe-se a importância de que se habitue com diferentes formas de demonstrar seu saber. O educando será sempre estimulado a expressar seja de forma oral ou escrita, com suas palavras, suas conclusões o conteúdo aprendido.

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