terça-feira, 15 de abril de 2008

Planos de Estudos 2008
















UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PEAD SÃO LEOPOLDO
SEMINÁRIO INTEGRADOR
Professora Cíntia Inês Boll
Professor Leonardo Porto.

PLANOS DE ESTUDOS 2008
Gisele Bervig Martins
15/04/2008




1. Intenções como professora/aluna em 2008

Propus-me a dois desafios juntos em 2008, trabalhar com um 1º ano e uma 4ª série. Digo desafio, pois há 12 anos em sala de aula, nunca trabalhei com 4ª série e apesar de ter alfabetizado por bastante tempo, seguir esta nova concepção de alfabetização em um ciclo de dois anos, para mim é bastante novo. Então meus projetos para 2008 são, juntamente com os estudos direcionados do Pead, refletir sobre uma prática eficiente para dar conta destas duas turmas.
· Quero pensar alternativas efetivas, para estas duas fases, a entrada no ensino fundamental e a saída das séries iniciais.

· Estudar possibilidades dentro do trabalho de construção da escrita e de pós-alfabetização, formação de escritores e leitores.

· Compartilhar com colegas técnicas, dinâmicas, sugestões de atividades para o trabalho com os alunos que possibilitem construções, que sejam prazerosos, simples na questão dos poucos recursos que dispomos.

· Instrumentalizar-me para um trabalho mais coerente, verdadeiro e democrático com meus alunos.

· Conhecer aspectos importantes da construção de conceitos lógico-matemáticos.

· Construir caminhos com meus alunos que passem por experimentações e pesquisa e levem à descobertas.

· Estabelecer uma relação com a diversidade de informações que recebemos passadas através de modelos pré-estabelecidos sobre o meio ambiente, de forma que o ensino-aprendizagem das Ciências seja mais real, contextualizado, investigativo e desafiador perante as problemáticas.



2. Metas como professora/aluna em 2008:
O estudo passa sem dúvida pela busca da informação, pela leitura, reflexão e experimentação. Sei que neste espaço e tempo terei que unir teoria e prática. A realização de leituras, o planejamento, as trocas com colegas, a avaliação constante das práticas são passos importantes para um trabalho sério e de sucesso. Como aluna ou professora preciso manter-me disposta ao processo de construção, elaboração e socialização dos saberes.


3. Evidências
Acredito ser oportuno o registro de atividades desenvolvidas, através de pareceres de alunos, relatos de experiências, registro de imagens, descrição das atividades desenvolvidas, avaliação constante da prática. Haverá, com certeza, evidências muito mais particulares, transformadoras, que se expressarão na continuidade dos trabalhos, no crescimento de uma proposta de educação mais competente.












Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.