terça-feira, 29 de abril de 2008

Explorando cálculos







A partir de algumas sugestões que li e reflexões que venho fazendo a respeito do cálculo mental e da importância de se desprender das famosas continhas para efetivamente usar as operações matemáticas de uma forma mais desafiadora, apliquei esta atividade.



Foi uma atividade bastante simples, que surgiu durante a aula. Confeccionamos algumas cédulas pois era minha intenção trabalhar alguns aspectos sobre a nossa moeda, formação de valores a partir das cédulas, compra e troco. Entre eles, começaram a surgir indagações do total que tinham, se por exemplo a maior nota ultrapassaria o valor de todas as outras notas juntas, do critério de criação das notas e valores. Então sugeri que em duplas, com o auxílio apenas das cédulas calculassem e me respondessem alguns desafios. Eles ficaram agitadíssimos, gostaram, no entanto percebi que deveria ter imposto regras mais claras, pois virou uma competição. Alguns não cumpriam a ordem de não sair gritando o resultado e sim levantar a mão para que pudéssemos conferir. Outras vezes não ouviam toda a sentença e saíam respondendo. A turma me fez prometer que vamos jogar novamente, e que vão ficar mais calmos. Me surpreendi com a rapidez com que calculam, e na diversidade de caminhos que utilizam. Muitas vezes perguntava o valor que envolvia a dupla e eles utilizavam-se da adição para descobrir o valor individual e depois multiplicavam por 2. Outros somavam as menores notas( para obter dezena) para depois somá-las(até atingir centena) para depois somá-la com a nota de 100, por exemplo.



Enfim, foram muitas possibilidades, citarei alguns critérios que usei nas perguntas:
Valores em que as quantidades fossem par ou ímpar
Múltiplos
A diferença entre as duas notas maiores, ou entre a maior e a menor
O total de unidades
O total de dezenas
Divisões
Formas de fornecer o troco
Maneiras de obter determinado valor
Questões de ordem crescente e decrescente
E outras...

Logo, logo estarei postando um novo relato da aplicação de algo que envolva as cédulas.



2 comentários:

Fabiane Penteado disse...

Oi Gi!

Gostei muito do teu relato. Descrevestes bem a tua atividade, o que fizestes com os alunos, como se deu, os objetivos propostos para atingir a exploração de cálculos mentais. Mas percebo que você não mencionou (claremente) o quão significante foi esta aprendizagem para você. Perceba que você relatou o andamento e os resultados obtidos com a realização da atividade com os alunos, evidenciando a aprendizagem deles em raciocinio lógico. Mas como foi pra você esta prática pedagógica?
No mais parabéns pela atividade. Como sempre adorei a idéia das cédulas e as fotos!
Um abração,
Fabi

Luciane Machado disse...

Muito interessante a atividade e a relação com a vida, até porque sabemso que o número faz parte da nossa vida desde anytes de nascermos, pois somos a multiplicação das células!!Beijos