segunda-feira, 21 de abril de 2008

Paz na Escola
















Não poderia deixar de registrar neste espaço um breve relato de um projeto que envolveu toda a comunidade escolar e que contou com um grande envolvimento por parte de meus alunos da 4ª série.





Realizamos durante todo o mês de março e parte de abril reflexões sobre as situações de violência enfrentadas dentro de casa, na escola, na rua, no bairro e até em proporções mundiais. Pensamos juntos sobre a banalização da violência, a falta de respeito ao espaço, aos direitos do outro fazendo com que cada vez mais haja conflitos. Dentro desta realidade buscamos juntos alternativas individuais de exercitar, cultivar a boa convivência dentro do espaço escolar e divulgar isso dentro da comunidade em que estamos inseridos. Para isso pensamos em contar com o auxílio de nossas famílias, inserindo-os no projeto. Planejamos uma caminhada pelas ruas do bairro como uma culminância desta iniciativa.





Uma das atividades que mais motivou os alunos foi a confecção da colcha da paz, pelas famílias. Cada criança levou para casa em um final de semana um pedaço de pano para junto com sua família decorar este retalho com mensagens, imagens alusivas a paz, mostrando o desejo de compartilhar com as demais famílias esta vivência de paz, este respeito pelas diferenças. Ao trazerem para a escola, todos foram unidos demonstrando a unificação da turma 41 enquanto idealizadores deste objetivo. A colcha foi usada durante a caminhada e após um período exposta na escola, irá diariamente às casas dos alunos para que todos vejam o trabalho final. Sugerido pelos alunos, também ilustramos a frente da escola, no dia escolhido para a caminhada, tornando a chegada ao ambiente da escola mais alegre, com produções coletivas representando união, paz e amizade. O trabalho desenvolvido teve grande participação dos alunos, apropriando-se do projeto. Saímos às ruas distribuindo bandeirinhas brancas e convites para a caminhada e presenciei momentos muito bonitos quando abordavam as pessoas em suas casas e explicavam o objetivo do projeto.





Algumas fotos tiradas a noite, durante a caminhada ficaram muito escuras. Fica o registro de algumas atividades.

Um comentário:

Fabiane Penteado disse...

Oi Gisele!
Achei simplesmente fantástico teu projeto. É uma bela iniciativa: A conscientização. E pelo quer pude perceber com resultados positivos e concretos.
Em tempos onde a violência (de uma forma geral) tem se feito tão presente em nosso dia a dia, e visto que a própria TV se encarrega de nos trazer estes acontecimentos sejam eles, em nível nacional e ou mundial, devemos sim, de alguma forma explicar e orientar os nossos pequenos cidadãos do que é certo e do que não é. E ate mesmo tentar justificar (mesmo não tendo justificativa) do porque tantos casos envolvendo a violência acontecem.
Parabéns!
Continuo adorando tuas fotos!
:D
Abração,
Fabi